Qualidade no mundo

06/04/2018 10:36

Computadores quânticos sérios estão finalmente chegando. O que vamos fazer com eles?

Dentro de um pequeno laboratório em um campo exuberante a cerca de 50 milhas a norte de Nova York, um elaborado emaranhado de tubos e eletrônicos pende do teto. Essa bagunça de equipamentos é um computador. Não apenas qualquer computador, mas está à beira de passar o que pode, talvez, descer como um dos mais importantes marcos da história neste campo.

Os computadores quânticos prometem executar cálculos muito além do alcance de qualquer supercomputador convencional. Podem revolucionar a descoberta de novos materiais, possibilitando simular o comportamento da matéria até o nível atômico. Ou eles poderiam aprimorar a criptografia e a segurança, criando códigos de outra forma invenciveis. Há até mesmo a esperança de que eles superam a inteligência artificial através de dados mais eficientes.

No entanto, apenas agora, depois de décadas de progresso gradual, os pesquisadores finalmente estão perto de construir computadores quânticos poderosos o suficiente para fazer coisas que os computadores convencionais não podem. É um ponto de referência denominado "supremacia quântica". O Google liderou a liderança em relação a esse marco, enquanto a Intel e a Microsoft também têm importantes esforços quânticos. E, em seguida, há inicializações bem financiadas, incluindo Rigetti Computing, IonQ e Quantum Circuits.

https://www.technologyreview.com/s/610250/hello-quantum-world/

voltar