Qualidade no mundo

11/07/2017 11:17

A revisão da ISO 22000 sobre gerenciamento de alimentos

A revisão está em andamento para o ISO 22000 sobre sistemas de gerenciamento de segurança alimentar, que acabou de chegar ao estágio Draft International Standard (DIS). O padrão revisado incorporará uma nova estrutura central, bem como elementos fundamentais reconhecidos para garantir a segurança alimentar em cada etapa da cadeia alimentar.
A revisão da ISO 22000 visa consolidar os problemas mais recentes em torno da segurança alimentar, de acordo com a situação atual do setor alimentar. É um processo muito abrangente e o grupo de trabalho que revisa o padrão abordou diversos conceitos extensivos.
A nova versão do ISO 22000 conterá uma série de alterações menores que foram introduzidas para aumentar a legibilidade e clareza do padrão, bem como algumas mudanças substanciais que são de natureza mais estrutural. Os destaques principais são os seguintes:
A nova versão adotará a nova Estrutura de Alto Nível (HLS) da ISO, que é a estrutura comum para todos os padrões de sistemas de gerenciamento. Essa estrutura comum torna mais fácil para as empresas integrar mais de um sistema de gerenciamento em seus processos em um determinado momento.
O padrão revisado fornecerá uma nova compreensão da noção de "risco". O risco é um conceito vital para as empresas de alimentos e o padrão irá distinguir entre riscos no nível operacional (através da abordagem de Ponto de Controle de Análise de Perigos ou HACCP) e risco no nível estratégico do sistema de gerenciamento (risco de negócios) com sua capacidade de incorporar oportunidades para atingir os objetivos específicos de um negócio.
O padrão esclarecerá a distinção entre dois ciclos de Plan-Do-Check-Act (PDCA). O primeiro aplica-se ao sistema de gerenciamento como um todo, enquanto o segundo, incorporado nele, aborda as operações descritas na Cláusula 8, que cobre simultaneamente os princípios de HACCP definidos pelo Codex Alimentarius.
https://www.iso.org/news/ref2192.html

 

voltar