Qualidade no mundo

11/07/2017 11:11

Modelo de conceito de cidade inteligente

Há dez anos, a ONU anunciou que a raça humana chegou a um ponto de inflexão e 2007 marcou o ano em que mais de 50% da população mundial passou a viver nas cidades. Felizmente, uma nova ISO / IEC está ajudando a tornar esse crescimento contínuo seguro e sustentável. Acaba de ser publicada a norma ISO / IEC 30182  que fornece um modelo de conceito de cidade inteligente (SCCM).
Se há uma coisa, a maioria das pessoas pode concordar que as cidades precisam ser mais inteligentes. Elas precisam ser projetadas inteligentemente desde o início, sempre que possível, e seu crescimento e expansão contínuos precisam ser inteligentes. Mas é muito mais difícil encontrar um conceito compartilhado do que é realmente uma cidade inteligente.A  ISO / IEC desenvolveu uma nova norma Internacional que fornece "conceitos" essenciais. Esses componentes intangíveis da vida urbana são coisas como: o local, a comunidade, o serviço e os recursos. Além de definir esses conceitos, o ISO / IEC 30182 define as relações entre eles, como recursos da organização ou um evento em um local.
Assim como não há uma cidade única que defina o que as cidades são em geral, não existe um plano único para uma cidade inteligente que possa se aplicar em todos os lugares. Mas fornecendo um modelo conceitual, o ISO / IEC 30182 facilita o compartilhamento de idéias, informações e soluções. Isso significa:  melhor circulação, poluição reduzida, informações mais rápidas e pessoas mais seguras e mais felizes, conectadas entre si, tanto física como virtualmente, como uma comunidade.
Um dos objetivos do Padrão Internacional é olhar para além do uso atual de dados como mero facilitador de serviços da cidade. O objetivo é incentivar os decisores a explorar a reutilização de dados como um recurso para inovar a direção futura dos sistemas e serviços. Ao explorar uma série de insights diferentes (operacional, crítico, analítico e estratégico), a ISO / IEC 30182 é relevante para dados abertos (compartilhados sob uma licença aberta) e dados fechados (onde a segurança e a privacidade do conteúdo estão protegidas). Quando o mesmo modelo de conceito é aplicado a todos, torna-se possível rastrear onde estatísticas e análises foram derivadas de dados operacionais e observar o impacto de decisões estratégicas.

https://www.iso.org/news/ref2197.html

voltar