Qualidade no mundo

11/07/2017 11:09

Novo manual ISO traz gerenciamento ambiental para as PME

A implementação de um Sistema de Gestão Ambiental pode ser um desafio para as pequenas empresas. O novo manual da ISO foi concebido para ajudar as PME a melhorarem o seu desempenho ambiental utilizando a ISO 14001:2015.
Os benefícios de abordar questões ambientais não são apenas vinculados à proteção do meio ambiente, mas também podem ser encontrados no desempenho e rentabilidade de negócios de uma empresa.

Implementado em mais de 180 países com mais de 300 000 certificados emitidos no mundo a ISO 14001 é a segunda norma mais utilizada pelas organizações.

 

Susan L. K. Briggs, autora do manual e líder do ISO / TC 207 / SC 1 / WG 5, o grupo que liderou a revisão deste padrão, diz: "Com o padrão revisado a ser emitido, vários novos requisitos foram incorporados, como um foco no contexto organizacional, riscos e oportunidades e requisitos de liderança. Para facilitar a ampliação da aceitação deste padrão, foi importante desmistificar esses conceitos para pequenas e médias empresas que são, de longe, as organizações mais numerosas na maioria das economias, particularmente porque muitas empresas insistem cada vez mais em que os requisitos ISO 14001 são respeitados dentro da cadeia de suprimentos ".
Para as PME, a implementação de um sistema de gestão ambiental pode ser um verdadeiro desafio, já que os recursos técnicos e financeiros, além do tempo da equipe, são geralmente limitados. "Espero que esse manual, que contem conhecimentos técnicos, ferramentas, modelos e lições aprendidas com a implementação desses sistemas, apoiará as PME de acordo com os requisitos. A esperança é reduzir o peso financeiro da contratação de especialistas técnicos ... mas as PME ainda precisam investir tempo ", diz Briggs.


"A chave para o sucesso das PME é alavancar suas estruturas informais de gestão e processos de tomada de decisão, não substituí-los por métodos excessivamente complexos e burocráticos."

https://www.iso.org/publication/PUB100411.html

voltar