Qualidade no mundo

09/06/2017 09:04

O futuro da agricultura

O desafio de como vamos alimentar a população mundial em expansão - de uma forma sustentável, econômica e ambientalmente amigável - está gerando uma revolução agrícola. Bem-vindo à agricultura do futuro: um sistema de alta tecnologia, capital intensivo de cultivo de alimentos de forma sustentável e limpa para as massas.

Aqui estão os fatos. A cada segundo, a população mundial cresce em quase três pessoas, ou seja, 240 mil pessoas por dia. Em 2025, a população mundial chegará a 8 bilhões de pessoas e 9,6 bilhões até 2050, de acordo com a FAO (Organização para Alimentação e Agricultura). Isso significa que haverá um bilhão extra de bocas para alimentar na próxima década. E em apenas uma geração, haverá mais pessoas adicionalmente no planeta do que havia no início do século XX. Parece improvável? Bem, adivinhe de novo.

Com muitos dos recursos necessários para a segurança alimentar sustentável já aplicados, os desafios são enormes. Ao mesmo tempo, a mudança climática já está impactando negativamente a produção agrícola global e localmente. As explorações agrícolas devem aumentar a produção de alimentos e preservar o meio ambiente, mas não podem fazê-lo sozinhas e não podem fazê-lo usando as práticas agrícolas tradicionais de hoje.

A agricultura de subsistência nos países mais pobres ainda é uma indústria de mão-de-obra intensiva e de baixa recompensa, à mercê de mudanças ambientais inesperadas, recessões econômicas e muitos outros fatores de risco. E enquanto a agricultura mecanizada no mundo desenvolvido tem aumentado consideravelmente a produção por unidade de terra, mais é necessário para satisfazer de forma sustentável as demandas alimentares de amanhã. Leia a última edição na versão espanhol:

https://www.iso.org/files/live/sites/isoorg/files/news/magazine/ISOfocus%20(2013-NOW)/sp/ISOfocus_122_SP.pdf

voltar