Qualidade no mundo

09/06/2017 09:02

A chave para o sucesso empresarial sustentado com a ISO 9004

A ISO 9004 fornece orientação para ajudar as empresas a alcançar "sucesso sustentado" e acaba de chegar a uma etapa crucial em seu processo de revisão.

A ISO 9004, Gestão da qualidade - Qualidade de uma organização - Orientações para alcançar um sucesso sustentado, está atualmente em revisão e acaba de chegar ao estágio Draft International Standard (DIS), o que significa que as partes interessadas podem enviar comentários sobre o projeto antes da sua publicação final em 2018.

O padrão fornece um quadro baseado em uma abordagem de gestão da qualidade, dentro do qual uma organização pode alcançar o sucesso contínuo através da identificação de seus pontos fortes e fracos e oportunidades de melhorias ou mudanças. Ele oferece orientação para melhorar a qualidade geral de uma organização, melhorando seu nível de maturidade, nomeadamente em termos de sua estratégia, liderança, recursos e processos.

Nigel Croft, presidente do ISO / TC 176 / SC 2, subcomitê técnico encarregado de revisar a norma, disse: "A nova edição da ISO 9004  vai melhorar a orientação da versão anterior de 2009 e ajudar as organizações a aperfeiçoarem seu desempenho geral, liberando todo o potencial do seu sistema de gestão da qualidade". "Enquanto a ISO 9001 se concentra em fornecer confiança na capacidade da organização de produzir produtos e serviços consistentes e conformes, a ISO 9004 tem como objetivo proporcionar confiança na própria organização e seu sucesso sustentado a longo prazo. Ele ajudará as organizações a identificarem e equilibrarem as necessidades e expectativas de seus clientes com as de outras partes interessadas em um ambiente de negócios complexo, exigente e em constante mudança ".

A ISO 9004 não é especificamente projetada para certificação, mas inclui uma ferramenta aprimorada de auto-avaliação que ajuda as organizações a avaliar o nível de maturidade dos vários componentes de seu sistema, bem como identificar e priorizar áreas potenciais para melhoria. Ela ajudará as organizações a passarem para o próximo nível além da ISO 9001, abordando tópicos como alinhamento e implantação de estratégia, política e objetivos dentro do contexto mais amplo da visão, missão, valores e cultura da organização.

https://www.iso.org/news/ref2187.htm

voltar