Qualidade no mundo

13/05/2017 10:23

Inclusão financeira com as novas normas ISO

Mobile banking não só torna a nossa vida mais fácil, mas dá acesso a serviços bancários para aqueles que não têm. Uma nova série de padrões que a ISO acaba de publicar irá fornecer a plataforma para esta tecnologia se expandir e crescer, trazendo serviços bancários robustos e seguros para mais pessoas em todo o mundo.

De acordo com o Banco Mundial, cerca de dois bilhões de pessoas "não são bancarizados", o que significa que eles não têm acesso a uma conta bancária. No entanto, cada vez mais pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento, têm um dispositivo móvel, cuja funcionalidade no mundo financeiro está crescendo diariamente, oferecendo mais e mais serviços e transações.

A capacidade dos dispositivos móveis para executar transações entre o grande número de plataformas e instituições financeiras é devido a uma interface robusta e com operacionalidade eficaz. Uma nova série de Normas Internacionais e especificações técnicas acaba de ser publicada, a ISO 12812, Core banking - Serviços financeiros móveis, define termos e requisitos comuns para uma maior interoperabilidade. Ele especifica os componentes técnicos e suas interfaces e o papel das várias partes para que todos estejam falando a mesma linguagem.

Patrice Hertzog, presidente do ISO / TC 68 / SC 7, o subcomitê técnico da ISO que desenvolveu a série, disse que com mais pessoas com telefones celulares do que contas bancárias no mundo, o desenvolvimento dessa tecnologia trará serviços financeiros seguros a um público cada vez mais amplo.

https://www.iso.org/news/Ref2175.html

voltar