QUALIDADE – Internacional

06/12/2018

Preço certo

A transparência de preços é uma maneira de ganhar a confiança do consumidor, facilitando as escolhas de compra. Um novo padrão de preço por unidade ajudará os consumidores a comparar os produtos de maneira rápida e eficaz, uma solução vantajosa para todos.

O preço unitário - ou preço comparativo - é uma forma de os varejistas mostrarem o preço de uma mercadoria em relação a uma unidade de medida padrão, como o quilograma ou litro. Por exemplo, para uma embalagem de 500 ml de leite oferecida a US $ 1,95, o preço unitário seria de US $ 3,90 por litro.

No entanto, isso nem sempre é consistente entre varejistas ou produtos, criando uma camada adicional de perplexidade para os compradores e pouco contribuindo para a confiança do consumidor. A norma ISO 21041, Orientação sobre preços unitários, visa esclarecer a confusão definindo sistemas de preços unitários e aumentando a transparência das informações sobre preços.

Em um estudo recente conduzido pela Queensland University of Technology, Austrália, os consumidores relataram uma capacidade significativamente maior de processar informações sobre preços e maior confiança em seus julgamentos de preço, quando os preços unitários são apresentados de forma consistente dentro das lojas. Além disso, a pesquisa indicou que a apresentação de preço unitário padronizado estava associada a atitudes mais favoráveis â?<â?
A norma fornece orientação sobre como os preços unitários devem ser exibidos na loja (tanto na prateleira quanto na embalagem), on-line e em anúncios. Também destaca a importância da clareza e educação do consumidor.

https://www.iso.org/news/ref2349.html

 

voltar