QUALIDADE – Internacional

06/12/2018

Pesando tudo

Usamos a medição desde o começo dos tempos. Hoje, a comunidade científica mundial está fazendo uma mudança fundamental em como medimos as coisas redefinindo o quilograma, o kelvin, o ampére e a toupeira, quatro das sete unidades básicas do Sistema Internacional de Unidades (SI). Uma série de normas ISO e IEC desempenha um papel crucial.

Você sabia que o humilde quilograma foi, até agora, definido por um objeto que pesa… um quilo? E que a unidade de medida de temperatura - o kelvin - é baseada em uma propriedade intrínseca da água? Embora isso tenha funcionado por séculos, os principais cientistas do mundo descobriram que, com o tempo, essas definições mostraram não ser 100% estáveis. Então, hoje, eles concordaram formalmente que todas as unidades de medida serão agora definidas por constantes da natureza em vez de objetos físicos - a maior mudança na medição internacional desde 1875.

As definições são consagradas na bíblia da comunidade científica, o SI Brochure, publicado pelo Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), na série de normas ISO  e na série 80000 da IEC - International Electrotechnical Commission. A série fornece os nomes, definições e símbolos internacionalmente acordados das quantidades usadas em ciência e engenharia, e suas unidades correspondentes, garantindo assim uma linguagem unificada e reduzindo o risco de erro.

A série de normas ISO e IEC 80000 sustenta a harmonização internacional de termos, definições e símbolos de quantidades e unidades usadas em ciência e engenharia e, portanto, garante uma linguagem unificada e a escrita de fórmulas. Reduz o risco de erro e facilita e encoraja a comunicação entre cientistas e engenheiros de muitas disciplinas.

Referenciada no Folheto SI, a série é composta de 13 partes diferentes, apresentando 11 da ISO e duas da IEC. Ele fornece termos, definições, símbolos recomendados, unidades e qualquer outra informação importante relacionada às quantidades usadas na ciência, engenharia, metrologia e indústria. Além disso, fornece uma referência para aqueles que escrevem documentos científicos ou técnicos, livros didáticos, normas e guias.

https://www.iso.org/news/ref2348.html

voltar