Notícias

05/10/2017 16:46

Prêmio Kaizen Lean

Reconhecer o empenho das organizações na busca pela excelência e incentivar a adoção de práticas cada vez mais alinhadas à eficácia na gestão são os objetivos do Prêmio Kaizen Lean, que acaba de premiar os vencedores da 2a edição realizada no país.

Embraco, WEG e Whirlpool foram as vencedoras nas categorias Excelência na Qualidade, Excelência no Sistema de Melhoria Contínua e Excelência na Produtividade, respectivamente. A premiação contemplou ainda dois outros escolhidos: a Casa do Construtor, como Prêmio Especial – Excelência na aplicação da Metodologia Kaizen em novos setores; e Pablo García, presidente do Grupo Antolin para o Mercosul, como Embaixador Kaizen.

Ao todo,45 grandes empresas inscreveram 60 projetos, o que demonstra a adesão das organizações à metodologia Kaizen Lean como solução efetiva para diferentes áreas e os mais variados setores, seja da indústria, serviço ou comércio. "A cada edição, temos tido mais projetos e, cada vez,eles têm maior visão de longo prazo, o que nos desafia muito na hora de avaliar e selecionar os finalistas e vencedores em cada categoria", destaca Ruy Cortez de Oliveira, CEO do Kaizen Institute Brasil.

 

WEG: Implantação do Sistema de Melhoria Contínua KaizenLean

 

Projeto: O projeto teve início em 2009 com estudo do fluxo de valor para o desenvolvimento de uma nova fábrica de Drives e, tornou-se realidade através de eventos Kaizen com a participação de colaboradores multifuncionais. O objetivo do projeto é criar uma cultura de busca constante pela excelência operacional. A empresa tem aplicado na prática ferramentas que promovem a estabilidade básica, bem como um sistema logístico eficiente que resulta em um fluxo de produção contínuo e estável. A partir desse processo de evolução, a fábrica de Drives da WEG atingiu resultados como: aumento de 103% na produtividade, redução de 44% do estoque em processo e redução do lead time de 17 para 1,2 dias.

 

Perfil: Fundada em 1961, a WEG, empresa brasileira que atua principalmente no setor de bens de capital, é uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletroeletrônicos, atuando em cinco linhas principais: motores, automação, energia, transmissão & distribuição e tintas. Presente em mais de cem países, a companhia atende todos os segmentos de buildinginfrastructure, indústria, petróleo e gás, mineração, siderurgia, papel e celulose, energia renovável, entre muitos outros.

WHIRLPOOL:Projeto Twister – Comunalidade de Famílias de Produto Fábrica 3

Projeto: Em um ano desafiador com a racionalização de custos, a alavanca foi analisar a capacidade fabril, combinação de SKUs e a comunalidade de famílias de produtos para otimização dos indicadores de Produtividade.

Desta maneira, o escopo foi reduzir a complexidade de montagem com ações para equilibrar o Roteiro de Fabricação. Através do aumento da eficiência (output), nivelamento das operações e padronização dos tempos de ciclo das famílias que passam simultaneamente nessa linha de montagem.

O Projeto foi realizado na Fábrica 3, que possui três linhas de montagem com produtos de plataforma 60 e 70 (produtos Frost Free e Cycle Defrost), na Whirlpool Planta, em Joinville. Como resultado, obtivemos a maior ocupação da MOD, redução do Takt Time, melhores entregas de KPIs de qualidade e ergonomia. 

Perfil:A Whirlpool Latin America é o negócio de eletrodomésticos da Whirlpool S.A., uma subsidiária da Whirlpool Corporation, empresa centenária e maior fabricante de eletrodomésticos do mundo, presente em praticamente todos os países. No Brasil, a empresa possui três fábricas, dois escritórios administrativos, quatro centros de tecnologia, 23 laboratórios e três centros de distribuição.

voltar