Notícias

31/07/2017 05:58

As especificações dos acessórios forjados, soquetes soldados e roscados

Da Redação

 

A ASME B16.11:2016 - Forged Fittings, Socket-Welding and Threaded abrange as classificações, as dimensões, as tolerâncias, a marcação e os requisitos de materiais para a soldagem por encaixe e acessórios forjados. Esses acessórios são designados como Classe 2000, 3000 e 6000 para os roscados e Classe 3000, 6000 e 9000 para acessórios soldados. A norma deve ser usada em conjunto com os equipamentos descritos em outros volumes da série ASME B16, bem como com outras normas ASME, como o Boiler and Pressure Vessel Code e o B31 Piping Codes.

A aplicação cuidadosa dessa norma ajudará os usuários a cumprir os regulamentos aplicáveis em suas jurisdições, ao mesmo tempo em que obtém os benefícios operacionais, de custo e segurança a serem obtidos com as melhores práticas da indústria detalhadas dentro desses volumes. Destina-se a fabricantes, proprietários, empregadores, usuários e outros interessados na especificação, compra, manutenção, treinamento e uso seguro de acessórios forjados com equipamentos sob pressão, além de todas as potenciais entidades governamentais.

Conteúdo da norma

Prefácio . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . V

Lista de comitês técnicos. . . . . . . . . VIII

Correspondência Com o Comitê B16. . . . . . . . . . VIII

Sumário das mudanças .. X

Lista de alterações na ordem de número de registro.. . . . XII

1 Escopo e Geral.. . . . . . . . . . . . . . . 1

2 Avaliações de pressão.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1

3 Tamanho e tipo. 8

4 Marcação. . . . . . . . 8

5 Material. .. . . 9

6 Dimensões. . . . . . . . . . . . . . . . . . 9

7 Tolerâncias adicionais. . . . . . . . . . . . . . . 10

8 Ensaios de prova. . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 10

Apêndices obrigatórios

I Dimensões de Conexões em unidades usuais dos EUA. .. . . . 11

II Referências. . . . . 18

Apêndices não-obrigatórios

Um Programa de Sistema de Qualidade.. . . . . . . . . 19

Esta norma abrange as classificações, as dimensões, as tolerâncias, a marcação e os requisitos de materiais para acessórios forjados, com soquete de soldagem e roscados, conforme ilustrado nas Tabelas 1 a 6 e Tabelas I-1 a I-6, inclusive. Os tipos de acessórios abrangidos por esta norma são mostrados na Tabela 7, por classe e tamanho. Os acessórios mostrados nas Tabelas 1 e nas Tabelas I-1 a I-6 também podem ser feitos com combinações de soldagem por tomada e rosca terminal.

Os acessórios com dimensões especiais podem ser feitos por acordo entre o fabricante e o comprador. Quando tais acessórios atendem a todas as outras estipulações desta norma, devem ser considerados em conformidade, desde que estejam adequadamente marcados (ver seção 4).

Os requisitos de soldagem de instalação são estão dentro do escopo desta norma. A soldagem deve estar de acordo com o código ou regulamento da tubulação que cobre o sistema de tubulação em que os acessórios estão instalados. As normas e as especificações adotadas por referência nesta norma são mostradas no Anexo obrigatório II.

Não é considerado prático identificar a edição específica de cada norma e especificação nas referências individuais. Em vez disso, a referência específica de edição é identificada no apêndice obrigatório II. Uma montagem feita em conformidade e conforme esta norma, em todos os outros aspectos, será considerada em conformidade com a norma, mesmo que a referência de edição possa ser alterada em uma revisão posterior.

voltar