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Seis Sigma na gestão dos negócios hc


A maioria dos estudos de processo, porém, parte do pressuposto de que a média e o desvio-padrão são fixos e que o objetivo do estudo é fazer que o processo volte ao seu estado original após a detecção e correção de desvios.

Dimensões do desempenho
bem-sucedido dos negócios

A receita cresce mais rapidamente do que os custos operacionais.

O volume aumenta à medida que diminui o custo de cada transação.

As tendências são sustentáveis durante longos períodos de tempo.

Novos produtos se comportam melhor do que os anteriores.

A melhoria contínua pode ser visualizada na redução de reclamações.

O aumento da satisfação dos clientes preferenciais proporciona distanciamento da concorrência.

Dimensões estatísticas do Seis Sigma

A variabilidade está presente em todos os processos.

As causas e origens da variabilidade são rastreáveis.

A variabilidade pode ser classificada em controlável e não-controlável.

A variabilidade controlável é ajustada no processo.

A variabilidade não-controlável requer a modificação do processo.

O desenho robusto é essencial para um desempenho de longo prazo, com baixos custos.

Aumentos na variabilidade exercem um impacto negativo sobre a capabilidade do processo.

A variabilidade deve ser reduzida para melhorar a capabilidade dos processos.

Agilidade no gerenciamento dos processos

As atividades de um processo podem ser classificadas a partir da perspectiva do cliente: as que agregam e as que não agregam valor.

As atividades que não agregam valor devem ser suprimidas ou minimizadas.

As atividades que agregam valor devem ser aperfeiçoadas de acordo com a sua variabilidade e "tempo de ciclo".

Os tempos de "setup" devem ser reduzidos para melhorar a produtividade.


O método Seis Sigma responde as perguntas específicas a respeito do desempenho do processo, como, por exemplo:
1. Como funciona o processo atualmente? Quais são os procedimentos utilizados? Os procedimentos são sempre utilizados? (Evidentemente, a existência de um sistema de gestão tipo ISO 9000 que assegure a rotina é uma grande vantagem no início dos trabalhos).
2. Quais são as fontes conhecidas de variabilidade e qual é seu efeito sobre a qualidade e o desempenho esperado? Quais desses efeitos são "teóricos" e onde é necessário testar a veracidade de tais suposições?
3. Qual é o desempenho médio do processo? Quais são os desvios no desempenho do processo? A capabilidade atende as necessidades definidas com o cliente? Os sistemas de medição de processos são capazes de detectar o que incide na qualidade dos resultados observados?
O Seis Sigma parte do princípio de que a média não tem uma posição fixa e que pode "flutuar" (de um lado para outro com referência ao valor objetivo) em até 1,5s desvio-padrão.
A realização de um nível Seis Sigma de desempenho é um esforço contínuo para produzir produtos e serviços que evolucionem coerentemente até se ajustar às necessidades dos mercados e dos clientes. Isso requer que a excelência não esteja só focada no desempenho operacional, mas também na agilidade comercial de se manter um passo adiante das necessidades dos clientes.
O verdadeiro desafio não está na estatística, mas no conhecimento do negócio e dos clientes. Isso facilita uma gestão totalmente controlada, que permite enfrentar a dinâmica e volatilidade dos mercados. BQ

Gregory H. Watson é presidente da American Society for Quality (ASQ), atuou como executivo em três empresas Fortune 500 (Xerox, Compaq e Hewlett Packard), é autor de vários textos da área de qualidade e de gerenciamento de processos de negócios, atualmente, encontra-se na etapa final de preparação de dois livros que serão publicados no segundo semestre de 2000 pelo ASQ Quality Press: "Managing for Six Sigma Results" e "The Technical Foundations of Six Sigma"; John Franklin Arce é doutor (Ph.D) em estatística e ciência da computação pela Universidade de Toronto e especialista Seis Sigma, pela Universidade do Texas, e atua como auditor-líder da TÜV International do Brasil (Grupo TÜV Rheinland Berlin - Brandeburgo) nas áreas de logística, transportes, serviços financeiros e laboratórios de calibração.

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